Mais de 10 mil advogados recorreram à Central de Inclusão Digital da OAB/SC nos últimos 3 anos. Desde maio de 2016, a Central realizou 3.862 atendimentos. O número de atendimentos dos últimos 12 meses mostra que, apesar de ter sido criada há 3 anos, quando o peticionamento tornou-se exclusivamente eletrônico, a Central continua trabalhando no mesmo ritmo.
Com uma média de 321 assistências por mês, a Central teve um número maior de atendimentos no último mês devido a uma atualização automática do Mozilla Firefox, que gerou incompatibilidade com os sistemas dos tribunais de Santa Catarina. Essa foi a principal causa dos 424 atendimentos realizados em maio pela Central de Inclusão Digital da OAB/SC.
Segundo Maicon da Silva, um dos multiplicadores de informação da Central de Inclusão Digital, além da atualização do navegador, existem várias formas do computador tornar-se incompatível com os sistemas de peticionamento eletrônico. “Se o advogado possui um aplicativo de internet banking, por exemplo, quando ele vai usar o sistema de peticionamento o computador dele reconhece o site como vulnerável e bloqueia o acesso. O mesmo acontece com alguns antivírus pagos”, explica.
De acordo com Maicon, os 4 temas que geram o maior número de atendimentos são: a configuração de computadores, aquisição de totem (assinatura digital do advogado), peticionamento eletrônico e aquisição de certificado digital para acesso aos sistemas dos tribunais.
Para Juliana Foggaça, presidente da Comissão de Inclusão Digital da OAB/SC, fazer o peticionamento eletrônico é central para o exercício da advocacia, portanto a Central de Inclusão é importante para garantir que todos os advogados tenham possibilidade de exercer a profissão. “Peticionar eletronicamente hoje é parte central do exercício da profissão então a Central contribui para que todos os advogados exerçam a profissão. Temos 36 mil advogados ativos em SC e há cerca de 320 atendimentos por mês, então trabalhamos com uma minoria, mas esse auxílio é essencial para quem necessita dele. Hoje atendemos tanto advogados jovens, que acabaram de ingressar na profissão, quanto advogados de todas as idades, que mudam de computador e se deparam com uma dificuldade técnica. Isso acontece com todos nós” enfatiza.
Os advogados que tiverem qualquer dificuldade de acesso aos sistemas dos tribunais de Santa Catarina podem consultar orientações na página da Central de Inclusão Digital ou entrar em contato com a Central por telefone. Em horário comercial (8 às 19 horas), o serviço é disponibilizado nos telefones (48) 3239-3660 e (48) 3239-3661. Das 20 às 23 horas, o número é o (48) 9191-7618.